1- Artigos em revistas Científicas
Lagarto, J., & Chenoll, A. (2021). Digital skills of young people at the time of entry into university. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (21), 1-22. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10043
Lagarto, J. & Faria, A.(2020). Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do Projecto FAINA. Educa - International Catholic Journal of Education, 6/2020. ISSN 2183-5136
Lagarto, J., & Alaíz, V. (2019). Nos trilhos da flexibilidade curricular - O que vimos, ouvimos e refletimos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, (19), 41–66.
Lagarto, J., & Lopes, M. (2018). Digital literacy in teachers of the 2nd and 3rd cycles of Viseu (Portugal) county schools. Revista Brasileira de Educação, 23, e230003. Epub December 11, 2017. https://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230003
Lagarto, J. & Baptista, I. & Matias Alves, J & Lima, V. (2013). A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique. Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento, 1, 0-14. ISSN: 2310-0036.
Lagarto, J. (2013). Formação de professores em ensino a distância. A experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em Informática Educacional. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 13, 195-234.
Lagarto, J., Andrade, A., Marques, H. (2013) Avaliação do impacto da formação: as novas competências no posto de trabalho. In Estrela, Teresa et al (2013). Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE, ISBN: 978-989-8272-17-1
Lagarto, J., Mineiro, A., Pereira, J. (2013). b-Learning in a distance learning graduate program for deaf students. in Journal of Postsecondary Education and Disability 26, 1: 83 - 88.
Castro, C., Andrade, A., Lagarto, J. (2012). Identificação de factores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores – a perspectiva de especialistas num estudo e-Delphi. Revista Ibero Americana de Evaluation Educativa 5(3). Pp 161-178. http://www.rinace.net/riee/numeros/vol5-num3/art10.pdf
Castro, C., Andrade, A., e Lagarto, J. (2012). Recursos educativos digitais na Escola: Um exercício de sedução com TIC. Revista Portuguesa de Investigação Educacional 11, 12: 243-274.
Lagarto, J. (2009) Avaliação em eLearning. Em Educação, Formação & Tecnologias. Vol. 2, No. 1 (2009) 19-29. (http://eft.educom.pt/index.php/eft/index)
2– Artigos em atas de conferências
Lagarto, J. (2019). Tecnologias Digitais e Desenvolvimento Profissional Docente. In A. J. Osório, M. J. Gomes, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges (1.ª ed., pp. 525-539). Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Competência.
Lagarto, J & Marques, H. (2017). Conferências Online – um espaço de aprendizagem significativa. Actas da X Conferência Internacional de TIC na Educação -Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Universidade do Minho. Braga. 8-10 maio 2017. p 207 - 225.
Lagarto, J & Marques, H. (2016). Manuais escolares – do papel ao digital: Projecto ManEEle – Os alunos e a leitura digital. Actas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação. Universidade de Lisboa. 8 a 10 de setembro 2016.
Jasmins, F. & Lagarto, J. (2015). O Contributo das TIC na criação de Histórias Digitais na Educação pré-escolar. Actas da Conferência “Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Universidade do Minho. Braga. 11-15 maio 2015. p 1183 - 1196.
Salvador, M. & Tomé, I. & Lagarto, J. (2015). Aprender com Tecnologias Digitais no Ensino Superior – Um Modelo de Elearning em Contexto de Sala de Aula, Actas da Conferência “Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação”, Universidade do Minho. Braga. 11-15 maio 2015. p 1226 - 1242.
Lagarto, J & Marques, H. (2014). Manuais escolares – do papel ao digital: Projecto “Manuais escolares eletrónicos, um tablet por aluno”. Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Universidade de Lisboa. 14 a 16 de novembro 2014. p 489-404
Castro, C. Andrade, A. & Lagarto, J. (2014). Utilização Pedagógica de Repositórios: Um Estudo Exploratório com Professores de Física e Química. Atas da Conference: II Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias - SIEC 2014, At Vigo, Espanha. DOI: 10.13140/RG.2.1.2744.5203
Lagarto, J. (2013). Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior - Estudo de caso de uso do Moodle . Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, p. 741-754.
Lagarto, José Reis; Cornelia Castro; António Andrade. Competências digitais para ensinar e aprender - formar ou não? Eis a questão. In: VII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO - CHALLENGES 2013, 2013. Braga. Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013. Braga
Castro, C., Andrade, A., e Lagarto, J. (2013). Que factores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender? Opiniões de professores num estudo e-Delphi. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 1:6388-6408
Freire, M & Lagarto,J. (2012) “Aprender sem papel – criação e implementação de uma disciplina digital” Actas do II Encontro Internacional TIC e Educação, Universidade de Lisboa, 30 nov-2 dezembro 2012. p 263-278.
Lagarto, J. (2012). User Generated Content - a path or a resource for learning. In T. Amiel & B. Wilson (Eds.), Proceedings of EdMedia 2012--World Conference on Educational Media and Technology (pp. 2019-2024). Denver, Colorado, USA: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Retrieved January 30, 2018 from https://www.learntechlib.org/p/41024/.
Mineiro, A. & Lagarto, J. (2011). O bLearning ao serviço da educação da comunidade surda. In Indagatio Didactica, v.3, n.2 (2011) - Actas do I Encontro Nacional "Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas", Universidade de Aveiro, 17 e 18 de junho de 2011.
Marques, H. & Lagarto, J. (2011). Quando a Internet (in)tranquiliza. Actas do 1º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Universidade do Minho, 25 e 26 de março. Pp 477-492.
Mineiro, Lagarto, Nunes & Caldas (2010). Enseñanza y aprendizaje a distância para sordos: bases metodológicas del desarrollo curricular de la licenciatura em Lengua de señas Portuguesa. Memorias de la Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática (CISCI 2010) julho 2010. Pp 104-109.
Lagarto, J. & Andrade, A. (2009) Morfologia da Inovação Educativa Baseada em TI, (I Congresso de Docência Universitária - 248) Vigo - 2, 3 e 4 de julho.
Almeida, S. & Lagarto, J.(2009) Virtual worlds users´perceptions of learning – an exploratory study of Second Life. Em E-Portefólios, Histórias de Vida, Empreendedorismo, Quadros Interactivos e Second Life: instrumentos de empregabilidade para a aprendizagem ao longo da vida. ARTIBYTES 27 e 28 Abril 2009 Santarém: Instituto Politécnico de Santarém
Lagarto, J. (2009). Evaluating elearning – from the satisfaction level to evidence of skills in the workplace. Em Proceedings Book of m-ICTE2009 Conference: Research, reflections and innovations in Integrating ICT in education. Abril 2009. Lisboa
3– Outras publicações
Lagarto, J. (2006) Novos papéis dos formadores face às TIC. Em Formar 55, Abril/Junho. 3-10. Lisboa: IEFP
Lagarto,J. (2005) Avaliação em e-Learning – perguntas mais frequentes, Em Nov@Formação, 6. Dezembro. 54-55. Lisboa: INOFOR
Lagarto, J (2005, Julho 8) Rumo à sociedade da informação. Em DN Ensino.
Lagarto,J. (2004) A formação a distância na formação dos recursos humanos. Em Açoriano Oriental, por ocasião da conferência Regional de Recursos Humanos, Maio de 2004
Lagarto,J.(2004) e-Learning - onde está o formador?, Em Nov@Formação, 3, Julho. 10-13. Lisboa: INOFOR
Lagarto, J.(2002) A formação a distância em Portugal – O estado da arte. Nov@Formação, 0. Julho 2002. 14-16, Lisboa: INOFOR
Lagarto, J. (2001) Formação a distância, multimédia e gestão.Em Formar. 39. Abril/Junho. 6-24. Lisboa: IEFP
Lagarto, J (2001) Operadores de ensino e formação a distância em Portugal. In Formar, 39, Abril/ Junho, 25-26, Lisboa:IEFP
Lagarto, J (1998) Teleformação e qualificação profissional. Em Formar, 26. Jan/Março. 43-50. Lisboa: IEFP
Lagarto, J. (1995) Operacionalizar a formação a distância. Em Dirigir. 36. Abril, 16-22. Lisboa: IEFP
Lagarto, J.(1994) Formação a distância - uma aposta de futuro. Em Dirigir, 32. Julho/Agosto. 18-22. Lisboa: IEFP
Lagarto, J.(1993) O valor estratégico da formação profissional. Em AIP Informação, 3/93. Lisboa: AIP
Lagarto, J (1992) Novas tecnologias e formação a distância. In AIP Informação, 9/92. Setembro. 11-20.Lisboa: AIP
4– Estudos
Lagarto et al.(1993) Estudo de ensino a distância em Cabo Verde. Lisboa: Universidade Aberta